Anequins 1 :: Pesca Excessiva 0

Lembram-se do artigo Mako Sharks Forever, no qual o nosso fundador apelava ao fim da pesca dos anequins, tendo em conta as suas características biológicas, que mais se assemelham às dos mamíferos, do que às dos peixes?

Pois bem, dir-se-ia que o lobbying intenso que fizemos desde a inclusão desta icónica espécie no Anexo II da Convenção Internacional para o Tráfego de Espécies Ameaçadas (CITES), FUNCIONOU, porque o Grupo de Análise Científica internacional que analisa estas matérias negou a continuação de emissão de licenças para desembarque destes animais, quando capturados em águas internacionais! Por outras palavras, a partir do dia 1 de janeiro de 2021, deixa de ser possível desembarcar estes animais!

Cliquem aqui para ler o documento.

Aqui fica o nosso fervoroso aplaudo para @s amig@s do ICNF, que lutaram incansavelmente por esta medida, que coloca finalmente Portugal no lado “certo” desta luta.

Já chega de capturas de animais cujas fêmeas atingem o estado de maturação bem perto dos 3 metros, com tempos de gestação que variam entre 15 e 18 meses e ninhadas de 4 a 25 juvenis, que nascem com aproximadamente 70 cm. Tendo em conta que o seu ciclo reprodutivo, que inclui o período de descanso pós-parto, dura cerca de três anos, é fácil perceber que esta espécie não aguenta, de forma alguma, a pressão de pesca a que tem sido sujeita, tal como referido no artigo “Mako Sharks Forever”.

Chama-se a isto “Conservação em Acção” e não seria possível sem o apoio – e pressão – de tod@s!

Para terminar, sabem quem é que se mexe à séria para fazer estas coisas acontecer? Nada mais nada menos do que os aquários e zoos! Aqui fica um outro artigo que fala sobre o esforço tremendo que essas instituições desenvolvem para promover a Conservação dos Oceanos.

Abraços e Boas Entradas – #emsegurança

#SaveMakoSharks


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s