Cidadãos lançam iniciativa para banir o comércio de barbatanas de tubarão na Europa! #StopFinningEU

Um grupo de cidadãos Europeus uniu-se e exigem o fim do comércio de barbatanas de tubarão na União Europeia (UE), de maneira a aumentar a protecção destas frágeis, mas essenciais espécies. Para alimentar este comércio, as barbatanas dos tubarões são muitas vezes cortadas com o animal ainda vido, que é depois devolvido ao mar, onde acaba por afundar e sofrer uma morte lenta e cruel. Esta práctica, conhecida por “finning”, desperdiça a maior parte do tubarão e é eticamente reprovável. Devido ao seu elevado valor comercial e uso numa sopa tradicional famosa no mercado asiático, apesar dos esforços de activistas e de restrições implementadas, a práctica do finning ainda ocorre, com a Europa a ser um dos membros mais activos do comércio global de barbatanas de tubarão.

Uma oportunidade para mudar

A Iniciativa de Cidadania Europeia ‘Stop Finning — Stop the Trade’ começou a recolher assinaturas a 1 de fevereiro de 2020. Os cidadãos da UE terão um ano para apoiar a mudança proposta recolhendo um milhão de votos para exigir o fim do comércio de barbatanas de tubarão na União Europeia: https://eci.ec.europa.eu/012/public

Esta inciativa já conta com o apoio de 20 ONGs, incluindo SEA SHEPHERD, SHARKPROJECT, BLOOM, Blue Sharks, APECE, iSea, The Global Shark Conservation Initiative (TGSCI), STOP FINNING, Sharks Mission France, Sharks Educational Institute (SEI), Aktionsgemeinschaft Artenschutz, Mundus maris, Gesellschaft zur Rettung der Delphine, Deutsche Meeresstiftung, VDST, Deutsche Stiftung Meeresschutz (DSM), Shark Savers Germany, The Dolphins’ Voice, Pro Wildlife and EJF.

Para ser validada, uma Iniciativa da Cidadania Europeia tem de reunir pelo menos um milhão de assinaturas no total e, atingir um mínimo para pelo menos sete Estados Membros (EM). Estes mínimos correspondem ao número de membros do Parlamento Europeu eleitos em cada EM, multiplicado por 750. Portugal necessita de pelo menos 15 750 assinaturas.


2 thoughts on “Cidadãos lançam iniciativa para banir o comércio de barbatanas de tubarão na Europa! #StopFinningEU

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s